Escrever o que me der na real gana, sempre com a máxima parcialidade, sem ter que dar satisfações a ninguém, é o objectivo deste blogue. Não Gostam? Têm bom remédio...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Um pulha é um pulha, um vintém é um vintém.

Por não ser a primeira vez que acontece, e por desta vez ter ultrapassado todos os limites da decência no que diz respeito à capacidade de usar um blogue colectivo como plataforma de promoção pessoal, revelando uma total ausência de escrúpulos na manipulação das caixas de comentários aos seus posts, resolvi escrever sobre o assunto.

No Blasfémias, desde há algum tempo a esta parte, tenho assistido a uma cruzada empreendida pelo senhor Carlos Abreu Amorim (CAA) no sentido de promover o seu candidato, Pedro Passos Coelho, a líder do PSD. Para o senhor CAA, todos os meios parecem ser legítimos para atingir os seus fins, mesmo que isso inclua o insulto mais ou menos velado a outros potenciais candidatos ou líderes em exercício, bem como a utilização do Blasfémias como meio de propaganda à sua causa. Até aqui, nada de novo. A novidade está na nova modalidade de manipulação da caixa de comentários. 

Depois de ver este post, resolvi comentá-lo, desta forma:

- Pronto, tanto esmero e trabalhinho, e afinal de contas não vai servir para nada, não é CAA? Não se preocupe demasiado. O Passos Coelho ainda é jovem e tem tempo para cumprir o seu sonho de menino.

O que é que aconteceu? Pois bem, o comentário foi apagado. Nada de novo até aqui, mais uma vez. A novidade está na nova forma de gerir a caixa de comentários. E qual é essa novidade? O autor do post, censura de forma selectiva os comentários que lhe são mais embaraçosos, mas não insultuosos e devidamente assinados, permitindo em seguida comentários insultuosos de anónimos, dando assim a falsa ideia de que ali a liberdade nos comentários é ampla. Ao mesmo tempo, deixa passar a ideia de que é uma vítima do insulto, e que muitos daqueles que o questionam, se socorrem do anonimato e do insulto para o fazerem.

Pois então fica o CAA desde já a saber: eu, João Costa, considero-o um chico-esperto e um pulha. Como vê, nem só os anónimos o insultam.

Nota: a fotografia que ilustra este post, foi escolhida depois de procurar a imagem que menos desfavorecesse o personagem em questão,  para não vir a ser acusado de escolher algo demasiado caricatural. Foi portanto, a melhor que se arranjou.

Adenda: depois de postar a referida fotografia , pude verificar umas horas depois, que a respectiva url tinha sido eliminada. Como a web é um enorme arquivo, não foi difícil encontrar a mesma imagem com outra url.

Sem comentários:

Enviar um comentário