Escrever o que me der na real gana, sempre com a máxima parcialidade, sem ter que dar satisfações a ninguém, é o objectivo deste blogue. Não Gostam? Têm bom remédio...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Onde é que andam os "profissionais da indignação"*, perante a barbárie?


Na Somália, foi ontem condenada à morte por lapidação, e sumariamente executada, perante uma turba de 200 selvagens, uma mulher de 20 anos, acusada de adultério. Note-se, que esta mulher já estava divorciada, quando cometeu o "crime", e que o seu "cúmplice" teve como castigo, 200 vergastadas. (ver notícia completa no link abaixo)

"A 20-year-old woman divorcee accused of committing adultery in Somalia has been stoned to death by Islamists in front of a crowd of about 200 people."

Estranhamente, não se ouviram os ecos desta barbárie, nos vários meios de comunicação, sempre tão lestos a manifestar a sua indignação, quando o assunto é: atentantados aos direitos humanos. Imaginemos , por absurdo, que algo semelhante acontecia em resultado da aplicação de leis ou preceitos religiosos, no seio de comunidades cristãs ou judaicas. Estão a imaginar o que acontecia, não estão? Quantas capas de jornais, aberturas de telejornais, destaques em blogues, mereceria a notícia?

O facto de ter acontecido na Somália, será razão para algum tipo de desvalorização? Só por paternalismo ou racismo encapotado, isto pode ser desvalorizado. Ou ainda , pelo medo de chamar os bois pelos nomes e dizer que o que aconteceu foi a aplicação de uma coisa chamada Sharia.

* Expressão usada pelo Pedro Correia aqui , e copiada por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário