Escrever o que me der na real gana, sempre com a máxima parcialidade, sem ter que dar satisfações a ninguém, é o objectivo deste blogue. Não Gostam? Têm bom remédio...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mensagem enviada para o programa "Saia Justa" do GNT, a propósito de Maitê Proença.


Gostaria de felicitar a equipe do programa, pela assinalável proeza que conseguiram em Portugal.

Em cerca de cinco minutos, conseguiram, através de um vídeo cretino, realizado por uma acéfala, fazer mais pela xenofobia e ódio relacionado com a imigração, do que o Partido Nacional Renovador (extrema-direita), em muitos anos de existência.

Estão todas de parabéns, pela reacção galinácea em pleno estúdio, a uma "reportagem" grotesca.

A comunidade brasileira, dispensava esta ajuda.

Cordialmente,

João Costa

3 comentários:

  1. Como o João Costa, eu, Juliana tb gostaria de expor a minha vergonha diante do q foi mostrado.
    O q me surpreende mais é saber q vcs n vieram se retratar diante de tão infame vídeo.
    Bem, como digo à todos, há pessoas e pessoas e isso em qq parte do mundo, logo, espero q o povo português q é tão querido e hospitaleiro, n crie uma imagem mais negativa ainda, mais do q já tem devido à situações ocorridas com brasileiros q n sabem dar-se ao respeito e tão pouco respeitar o próximo, independete de nacionalidade.

    Desde já, agradeço pela atenção e espero sinceramente q seja pronunciado um pedido de desculpas ou q essa senhora, por quem eu tinha uma grande admiração, possa se explicar...se é q tem explicação p o q eu e todos os portugueses vimos.
    Juliana Maciel

    ResponderEliminar
  2. Cara Juliana,

    Não é um vídeo boçal, feito por uma mulher acéfala, que me vai influenciar de forma negativa na maneira como olho para os brasileiros. Idiotas, existem em toda a parte do mundo.

    O que mais me surpreendeu, nem foi o vídeo em si, mas sim as reacções em estúdio das restantes integrantes do programa. Estranho também, que não haja na Globo, um editor que aconselhe aquelas mulheres a terem mais juízo.

    Enfim, um episódio lamentável, de que os brasileiros não têm culpa nenhuma, e sobre o qual, estou certo, sentirão no mínimo alguma vergonha.

    ResponderEliminar
  3. Maite P: Voce é uma mulher linda e charmosa; mas o seu video sobre Portugal, infelizmente revela uma faceta sua, que nós os portugueses desconheciamos. Deixe-me lhe dizer que o que o torna tão “explosivo” não são os factos isolados , mas o que eles representa no seu todo.
    Desde sempre que ouvi os brasileiros dizer que os portugueses eram pouco dotados de inteligência, tinham uma dicção dificil e por isso são alvo de piadas, mais ou menos ao estilo dos galegos . Digo-lhe que nunca me senti incomodado; apenas um pouco extranho por não me rever em nada, como individuo e como povo, nesse estereótipo. Apesar de tudo sempre considerei Portugal e Brasil como paises irmãos.
    Mas repare que quando a Maite usa cenarios para o seu video, como Sintra e Jerónimos, não está a evocar coisas do passado, pois todos assistimos recentemente, neste espaço, à assinatura do tratado de Lisboa que será a futura Constituição da União Europeia. A propria adesão de Portugal à UE foi assinada neste claustro. Nestes locais continua-se a escrever a historia contenporânea da humanidade pelo que têm uma força muito grande no nosso inconsciente colectivo. Também os túmulos de Camões, de F. Pessoa e de V da Gama são de suma importancia, sobretudo para a Lusofonia que extravasa as fronteiras do nosso pais.
    O problema de brincar com e (n)estes locais históricos é que todo cuidado estético, toda a subtileza e toda a inteligência são necessárias. O detalhe da fonte é revelador. Uma pessoa como você devia ter toda a percepção de como a estética é importante sobretudo encontrando-se num local como este. Se em vez de “cuspe” a cair viscosamente da sua boca, vissemos um repucho de água, talvez a imitação da fonte não nos parecesse tão grosseira. Pois a linguagem não verbal tem a sua propria leitura e meios para se expressar. E na sua linguagem eu li desprezo, displicência e pouco refinamento.
    Quando fala de Salazar, não pensou que é uma figura que ainda marca muito a memória dos portugueses, uma vez que grande parte da população actual ainda viveu sobre a sua égide. Muitos viveram a guerra colonial e muitos familares morreram nela. Os 40 anos de ditadura para Portugal ainda é um assunto muito sensível. Pese embora sejamos um povo democrático, notamos nos políticos actuais uma falta de ética e seriedade que algumas pessoas não reconhecem no antigo regime. Suponho que não ha regime perfeito mas a Democracia continua a ser o melhor de todos. De forma que não somos salazarentos, mas gostavamos de ter políticos , serios, mais segurança pública e mais justiça social. Vir por o dedo em ferida alheia não é muito inteligente da sua parte.

    Não se trata de brincar con figuras históricas, pois temos actores que têm-no feito no passado. Veja-se o caso de Herman José e tantos outros que até com Don Afonso henriques (fundador da Patria) satirizou. O povo portugues não está muito ralado con a sátira de reis, presidentes e políticos. O mesmo não acontece com as figuras que representam a cultura lusófona no mundo e os símbolos que estão no proprio fundamento da nossa existência como povo.

    Hoje em dia, tudo se difunde rapidamente, embora este video demorasse 2 anos a chegar a nós, talvez porque só recentemente foi colocado na Internet; Os portugueses estão cada vez mais ligados à tecnologia e até produzem computadores no pais; o primeiro ministro, no anterior mandato fez campanha pelo chamado “choque tecnológico” que abrange escolas e os mais diversos sectores; Ironia do destino é que a Maitê esteja agora a ser enxovalhada na internet pela sua infeliz história informática em Portugal...

    Acredito que tenha feito tudo isto por mera ignorancia, superficialidade e por simplesmente não levar as coisas muito a sério. E todos temos momentos infelizes. Mas o seu foi mais que infeliz: foi fatal! O seu “3” invertido , que por certo é um dos muitos símbolos esotéricos da serra de Sintra, inverteu também todo o conceito que tinhamos de sí. Penso que os portugueses não lhe perdoam tão cedo este deslize.... Mas esperemos pelo julgamento do tempo...

    ResponderEliminar